Comportamento fossilizado: o que é e como mudar?

Comportamento fossilizado

comportamento fossilizado é um conceito desenvolvido por Lev Vygotsky para compreender algumas questões do comportamento humano.

De acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, o comportamento fossilizado refere-se a padrões de comportamento ou formas de pensar que se tornaram automáticos e inflexíveis, perdendo sua capacidade de adaptação a novas situações ou contextos.

Vygotsky era um psicólogo e teórico do desenvolvimento que enfatizava a importância do contexto social e cultural no desenvolvimento humano. Ele acreditava que o desenvolvimento ocorre através da interação com o ambiente e das relações com outras pessoas.

Logo, quando há algo que impede a adaptabilidade e o desenvolvimento frente a novas situações, a pessoa poderá encontrar sofrimento e a impossibilidade de desenvolver suas potências.

Comportamento fossilizado: o que é?

O comportamento fossilizado é um conceito que Vygotsky associava ao desenvolvimento desigual. Ele argumentava que, às vezes, certos aspectos do desenvolvimento podem ficar atrasados em relação a outros.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando uma criança adquire certos padrões de comportamento ou habilidades de forma mecânica e rígida, sem internalizar completamente o significado ou a função por trás deles.

Esses comportamentos “fossilizados” são, muitas vezes, respostas aprendidas de forma superficial, sem uma compreensão real do contexto ou da lógica subjacente.

O que é um comportamento fossilizado?

É possível mudar um comportamento fossilizado?

Quando um psicólogo compreende que há um ou mais comportamentos fossilizados que atrapalham o desenvolvimento do paciente, o profissional poderá seguir por alguns caminhos que permitem eliminar esses bloqueios.

É necessário que o psicólogo tenha uma postura investigativa e busque também as relações causais na história de vida do paciente.

Uma vez que os comportamentos humanos não são naturais e, sim, aprendidos a partir da relação dos seres com a cultura, é possível mudá-los a partir de uma nova lógica de funcionamento da psique.

Todo comportamento fossilizado tem uma história e é estudando essa história que o processo da psicoterapia permitirá novas maneiras de agir.

Como mudar um comportamento fossilizado

Em muitas situações, o paciente que apresenta um comportamento fossilizado também relata situações de sofrimento. Em alguns casos, esse comportamento passa a ser naturalizado, como se não houvesse outras formas de estar no mundo.

É papel do psicoterapeuta, durante o processo de terapia, mostrar que nossos processos internos são aprendidos e vividos na cultura, sendo possível questionar o seu caráter naturalizado, trabalhando a partir da zona de desenvolvimento proximal. Isso permite uma posição mais ativa.

Maria Eliza Mattosinho Bernardes destaca em “O método de investigação na psicologia histórico-cultural e a pesquisa sobre o psiquismo humano” que, segundo a abordagem histórico-cultural da psicologia, estudar a conduta humana como “comportamento fossilizado”, segundo Vygotsky, significa analisar ações que são perpetuadas através de significados que mediam o processo de apropriação da produção humana.

Essas condutas, presentes no comportamento do homem como ser universal, são moldadas pelas circunstâncias particulares da vida em sociedade, constituindo sua individualidade, a partir das funções psicológicas superiores.

Dada a complexidade do objeto de estudo proposto por Vygotsky, o método necessário para investigar o desenvolvimento histórico-cultural da mente humana é concebido tanto como uma premissa quanto um produto da investigação, funcionando como instrumento e resultado da pesquisa.
Abordar o novo problema requer uma nova abordagem de investigação, e, para isso, é essencial elaborar um método que esteja fundamentado nos princípios gnosiológicos, ontológicos, epistemológicos e lógicos que atendam a essas necessidades.

Comportamento fossilizado: busque ajuda na terapia

Você identifica que alguns comportamentos fossilizados podem estar prejudicando seu desempenho e a sua autonomia? Talvez seja o momento de buscar a ajuda de um psicólogo histórico-cultural que conseguirá desenvolver um projeto terapêutico a fim de promover seu desenvolvimento saudável e encontrar novos comportamentos.

Entre em contato para agendar uma primeira consulta e conversarmos sobre as possibilidades que a terapia pode oferecer às suas necessidades.

Raphael Granucci Pequeno
Raphael Granucci Pequeno

Psicólogo clínico, escritor e pesquisador

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Vamos conversar?

Agende uma sessão e conheça meu trabalho

Leia mais posts

Saiba mais sobre psicologia, saúde mental e outros assuntos

Veja mais artigos

Higiene do sono: o que é e como usá-la para melhorar a qualidade do seu sono?
Dicas de saúde

Higiene do Sono: o que é e como aplicar à sua rotina

Psicólogo de esquerda: onde encontrar?
Dicas de saúde

Psicólogo de esquerda: onde encontrar?

O que é neurose de acordo com a psicologia histórico-cultural
Teoria psicológica

Neurose na Psicologia Histórico-Cultural: tratamentos e definições